sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Composteira na escola

Em sala de aula, lecionando robótica educacional para crianças de 1º a 9º ano, no sexto ano tratamos do tema reciclagem!

Entender porque é necessária a reciclagem, o funcionamento da indústria, como cada um pode fazer sua parte, como separar o lixo, o que é possível reciclar e por aí vai, tornou inescapável montarmos uma composteira.

Abrindo mão de uma das minhas vasilhas já furadas (cheia de resto de terra mesmo), levei jornal, frutas, faca, minha colher de pau para misturar a composteira, folhas secas e terra - diversão garantida!!!

A participação das crianças foi bem legal! Várias meteram a mão na massa!

Abrimos vários jornais no chão, colocamos a vasilha no meio. Depois, sessão comer frutas! Maçãs, banana e nectarinas (era o que tinha em casa maduro). Uma das alunas levou sobras de maçã, laranja, verduras e casca de batata (se não me engano). Um dos alunos levou tangerina.

Quem estava em volta da roda comeu maçã, nectarina e banana animadamente. Maças descascadas, assim como as nectarinas; casca da banana picada, assim como a da tangerina. Reservamos as cascas.

Mãos à obra, no fundo da composteira foi a terra. Só um pouco, porque não tínhamos tanta sobra de alimento assim. Depois um tanto de folhas secas. Por cima, as sobras dos alimentos. Para finalizar mais um tanto de terra por cima, para cobrir as sobras.

Enfim, composteira fechada, jornal recolhido e colocado na caixa de reciclagem de papel - afinal, nem molhou, usamos a tampa da composteira para juntarmos as sobras dos alimentos.

Para a parede um papel com os dizeres: Composteira! Favor não mexer! 7/8/13

Um tanto de jornal dobrado embaixo da composteira só para garantir que caso escorra chorume tenha algo para segurar e não esparramar pelo chão.

Para garantir a decomposição aeróbica, mexi algumas vezes na composteira. Mas de antemão aviso... Acho que ficou muito seca - o clima em Brasília nesta época do ano não está ajudando - teremos que molhar um pouco... Mas isso vai esperar quarta-feira, que é quando a turma terá aula novamente.

O melhor de tudo? Os comentários das crianças... Umas contando que as avós e mães já fizeram em casa, outras querendo saber se vai ficar com cheiro ruim, outras tentando entender como os alimentos vão se transformar em adubo... Lindo isso!!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!