quarta-feira, 30 de março de 2011

O que vai para reciclagem?

Um tempo atrás, andei pensando no que tem e no que não tem coleta para reciclagem e no que poderia fazer, além do que já faço, para reduzir o lixo produzido. Cheguei a pensar no uso dos trituradores de alimentos.

O que vai para reciclagem...
  • Plástico,
  • Metal,
  • Vidro,
  • Óleo de cozinha,
  • Papel.
Tudo isso enxáguo (com exceção do papel e do óleo de cozinha, claro) enquanto lavo a louça, separo em sacolas e depois, quando enchem uma mochila, levo lá no Pão de Açúcar de bicicleta. Por um tempo, confesso, fiquei receosa quanto ao envio do material para reciclagem, até o dia em que presenciei um pessoal num caminhão recolhendo tudo. E isso já aconteceu outras duas vezes. Fiquei mais tranquila.

E o que não tem coleta para reciclagem?!?!
  • Isopor das bandejas de queijo, carne e algumas verduras, na maioria das vezes orgânicas, sendo que, neste último caso, parece-me contraditória a venda que visa proteção ambiental e alimentar embalada em isopor que não tem descarte saudável. Saída? Evitar o uso... Estou pensando em conversar com os gerentes dos supermercados em que faço compras e reclamar da quantidade de embalagens de isopor... Quem sabe é um empurrãozinho...
  • TetraPak - Neste caso, sei que é possível reciclar, mas não sei de um lugar. O que tenho feito é simplesmente evitar a compra fazendo a poupa dos sucos em casa e congelando, o que não dá pra fazer com o leite. Ah! No caso do leito, já comprei em pó, mas o gosto era horrível... Pode ser que seja a marca, mas estou receosa de comprar novamente.
  • Restos de alimentos - Podem ser colocados na composteira, mas, por exemplo no caso das minhas, ao consumir mais verduras e frutas, ficaram lotadas e nem tenho como fazer mais composteira pois não tem espaço no apartamento. Foi então que pensei na questão dos trituradores de alimentos...
  • Caroços grandes de frutas - Não cabem na composteira e também não poderiam ser passados pelos trituradores de alimentos
Enfim, especificamente sobre o uso de trituradores, encontrei postagens na web favoráveis e outras contrárias. A priori seria algo maravilhoso para evitar o envio de resíduos orgânicos para os aterros e diminuiria bastante o volume de descarte. Não sei o percentual, mas é grande.

Entretanto, o que pude observar nas leituras é que a rede de esgoto brasileira não foi preparada para suportar o descarte de restos de comida na tubulação ou mesmo no tratamento da água, inviabilizando o uso do triturador logo de cara. Ou seja, fiquei arrasada. Resultado, envio para o lixo mesmo... Infelizmente.

Bom, se alguém tiver alguma ideia para ajudar, ficaria feliz com a contribuição!

Abaixo uma imagem super bacana sobre a rota do lixo. Não me lembro de onde tirei pois tem um tempão que está na minha máquina... Então, vou ficar devendo a fonte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!