sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Recomeçando a composteira - 21jan11

Hoje, depois de muito maquinar sobre terra para por na composteira e aproveitando que estava fazendo sol, decidi, considerando que todas as composteiras já tem adubo, recomeçar a maior com o próprio adubo, folhas secas e os resíduos que estavam acumulando na geladeira.

O que fiz desta vez?

Como os resíduos estavam na geladeira já tinha uns dias, coloquei numa bacia e pus no sol para dar uma esquentada e ver se secava um pouco. Eram dois potes de 500g e um de 300g, com resíduos de mandioca, manga (menos o caroço), batata, banana e outras frutas e verduras, inclusive tomate (o que me deixou um tanto receosa por causa da quantidade de água que vai liberar).

Tirei um monte de adubo que estava na composteira grande e coloquei numa bacia, deixando um pouco do adubo no fundo da composteira - foi aqui que substitui a terra por adubo, ele estava soltinho e seco por isto acho que não tem problema. Depois coloquei resíduos mais folhas secas (da minha varanda que está precisando de uma limpeza!) e misturei, sem deslocar muito o adubo que estava no fundo. Coloquei mais um pouco de adubo e misturei novamente. Por fim, o restante do adubo por cima, sem misturar, apenas para cobrir e não juntar moscas ou mofo.


Desta vez o inicio está um pouco diferente, mas acho que vai ficar legal assim. Quando ao adubo das outras, ao invés de dar para meu amigo que não se manifestou, acho que vou perguntar para o pessoal no condomínio se eles querem.... Qualquer coisa, jogo no parque. Devolvendo a terra adubada para o local de onde a busquei.

2 comentários:

  1. Oi Juliana, tente acrescentar minhocas na composteria, elas aceleram o processo de decomposição. Prefira as minhocas que ficam na superfície do solo, como a vermelha da california e a africana.. só nao sei onde vc pode encontrá-las..

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosaria é isso mesmo!
    As minhocas são o melhor remédio para a composteira!
    Abraço,
    Juliana

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!