terça-feira, 9 de novembro de 2010

Composteira

Estava aqui pensando que sempre que mexo na composteira preciso postar aqui... Pelo menos assim tenho uma ideia do tempo que elas estão funcionando e da organização entre elas...rs...

Na semana passada, acho que na segunda-feira dia 01 de novembro, recomecei a maior de todas, aquela primeiríssima que era um balde de lixo pouquíssimo utilizado, de um azul terrível. Tive que dar uma limpada nela, pois os buracos estavam entupidos de terra, com um prego bem longo. Também dei uma enxaguada pra ajudar a tirar... Tinha uns buracos que estavam com a terra dura.

Dentro ainda havia um quarto, mais ou menos, de compostagem. Então usei um pouco para recomeçá-la e o restante guardei para outros momentos de mistura.

Fato: o caroço da nectarina ainda está lá! Ou seja, ou deixo para continuar jogando caroços de manga, nectarina e pêssego, que são os maiores, no lixo (o que me dói a responsabilidade) ou levo para jogar no parque... O que pode ser uma saída! Posso guardá-los em água, e depois levar para o parque quando eu for dar uma passeada por lá!!! Vamos ver...

Para recomeçar a grande, mesmo esquema de sempre: terra, resíduo, adubo, terra. Desta vez não coloquei folhas secas, pois a terra que usei tinha recolhido na época da seca e até hoje estava nas mesmas condições. O legal é que em quase duas semanas, a composteira que comecei novamente não juntou mosquinhas de banana, nem cheiro ruim. Fez que ia criar um mofo por cima, mas foi só misturar... também, estamos numa época mais fria e úmida, diferente das outras vezes cujo clima estava mais quente, apesar de seco.

Em uma das composteiras menores juntei um tanto de algas que estavam vencidas como se fossem folhas secas. O restante juntei com a terra seca que tenho guardada para ir montando as compostagens. O cheiro ficou um tanto diferente, parecendo maresia...rs... mas o processo não parece ter modificado. Legal... Vou continuar usando.

As composteiras menores continuam numa boa. De vez em quando misturo o que tem dentro, e vi que não preciso ficar misturando sempre nem encher até a tampa. Como são menores, cabe menos, ficam lotadas rápido, mas são mais fácil de manusear pois estão em cima do balcão da área de serviço. Para misturar também fica mais fácil porque a colher de pau que separei para isto alcança o fundo sempre!

É isso... depois coloco mais notícias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!