quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sacos de jornal para lixo!

Mais um email que recebi e vale a pena colocar aqui para divulgar!

Esse já tem tempo... lá de 23 de agosto... guardado para por aqui! Dei uma procurada na web, mas não sei de quem é a ideia. Muitas pessoas publicaram assim como veio o email, em primeira pessoa. Então, sinto muito por não poder indicar a fonte!

Bom, eis a ideia: "se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção". Na verdade, aqui podemos sempre lembrar de separar o lixo reciclável e levar para locais de coleta ou entrar em contato com cooperativas que fazem a coleta no condomínio onde mora. Tem lugares em Brasília que a coleta é pública e semanal, o que é ótimo. Quem não tem essa regalia, como eu, então o esquema é levar para locais de coleta.

Mas, "no caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), [que não são recicláveis] o melhor substituto da sacolinha de plástico é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer." É como um origami de copo, mas em tamanho aumentado e de folhas de jornal.

Ainda não fiz em casa porque não compro jornal, mas no final de semana passado, o jornal de domingo pousou por aqui. Então, assim que os sacos do lixo da pia e do banheiro forem ser trocados, lá irei eu testar...rs...

Enfim, como fazer:

1- Junte uma, duas ou até três folhas de jornal para garantir resistência no saquinho.

2- Para começar, precisamos de um quadrado. Então, abra as páginas do jornal e dobre no sentido vertical a página da direita ao meio. Desdobre. Depois dobre a página da direita novamente, mas apenas até a metade, agora marcada. Pronto, um quadrado!

3- Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.


4- Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.


5- Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.


6 - Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:


7- Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.


8- Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.


9- Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura.


10- Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!


11- É só encaixar dentro do seu cestinho e...

OBA!!! Menos sacolas plásticas no lixo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!