quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Notícias das composteiras - 03 de setembro

Pois é... semana passada fiz o primeiro teste nas plantas com o adubo da primeira composteira! Coloquei umas duas colheres de sopa numa árvore da felicidade que tenho na varanda. Pelo visto ela não achou ruim... Até então não manifestou qualquer problema. Vou esperar mais um pouco para ver como fica. Ainda estou com algumas restrições para usar como adubo nas plantas pois vi alguns resíduos que parecem não ter se decomposto. Talvez seja apenas impressão pois quando aperto se esfarela. Mas, vamos ver... e prudente esperar mais um pouco antes de sair colocando em todas as plantinhas.

Desde 28 de junho que ela está lá quietinha, trabalhando para se decompor - quase 80 dias. Dá pra esperar mais um pouco. Aliás, de acordo com as consultas que fiz na internet antes de começar a composteira, o prazo de decomposição total variava entre 60 e 90 dias... talvez um pouco mais. Então, paciência.

Quanto à segunda composteira, está dando um certo trabalho.

Pra deixar registrado quando ela encheu, essas fotos são do dia 03 de setembro!

Dificuldades? Ela é muito graúda e por isto já está cheia! Coloquei mais uns resíduos que estavam guardados... e deu! Lotou!

Já tem outro tanto de resíduos na geladeira nos potinhos de manteiga... A irmã gêmea já foi providenciada, mas também não sei se foi uma boa ideia. A vantagem é que é fácil alcançar o fundo ao mexer a mistura.

A terra que estava precisando peguei no parque e num terreno aqui ao lado. Tem um tanto de areia misturada e não sei se faz alguma diferença. Veremos como vai ficar no final.

Aproveitei para juntar umas gramas secas na hora de pegar a terra e coloquei no mesmo saco da terra. O bom é que como em Brasília nesta época do ano o clima é muito seco, a mistura final ficou ótima! Os resíduos tinham muita água, assim como na composteira, e com a terra seca ficou pouco úmido. Como sei que a decomposição vai gerar mais água (experiência da outra composteira) então está tudo tranquilo.

Hoje é dia de dar uma revirada na mistura toda. Também vou aproveitar para por a lixeira gêmea em ação - só falta furar, o que sempre deixa meu braço dolorido... É que não faço exercícios pesados com o braço e as pernas ficam por conta das andanças e da bike, que aliás foi roubada do bicicletário do metrô! (que saudades da bike... falta a grana pra comprar outra...).

Notícias em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!