sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mar de lixo e as sacolas plásticas

Depois de 14 dias em alto mar em busca de amostras de plásticos na superfície do Oceano Atlântico, o veleiro Sea Dragon chegou à Ilha de Ascensão, a 3.395 km do Rio de Janeiro, de onde partiu. Nele, a jornalista Liana John (autora do blog Biodiversa) acompanha o trabalho dos pesquisadores para escrever uma grande reportagem para a revista National Geographic Brasil. Mas não é preciso esperar essa publicação para saber o que está acontecendo durante a viagem.

Todos os dias, ela relata alguns aspectos interessantes e curiosos dessa expedição em pequenos textos postados – sempre que a comunicação permite – num diário em forma de mapa, que revela o percurso do veleiro (Leia o texto que ela escreveu antes de embarcar: Pesquisadores fazem expedição para avaliar ilhas de lixo no Atlântico).

Lá estão descritas algumas sensações, dificuldades e conquistas da tripulação. O encontro com albatrozes, golfinhos, tartarugas, uma baleia e, até, um pingüim solitário. A beleza da Via Láctea ou do mar azul profundo.

O esforço para equilibrar bebidas e alimentos ou fazer exercícios de alongamento no balanço do barco. E – claro! – o trabalho de pesquisa: a rede não só coleta amostras de lixo, mas também peixes mortos; alguns carregam pedaços de plástico em seus estômagos. Vale a leitura. Não perca!

Aproveitando o tema da expedição do Sea Dragon, que tal aderir à campanha do Planeta Sustentável pela redução do uso de sacolas plásticas? Em nosso site, o contador de sacolas recusadas já registra quase 2 milhões! Clique a cada sacola recusada e divulgue a ideia entre os amigos. Seja aquele que vai virar o marcador para 2.000.001!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!