quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mais uma composteira

Hoje fiz a terceira composteira, gêmea da segunda!!

Deu trabalho pra furar, como sempre. Meu braço não dá conta e acabo cansando rápido. Mas desta vez, pra fazer os furos bem pequenos, usei broca nº 04 na furadeira e fiz um monte de furos. Um monte mesmo (paciência com o braço)! Isso porque as outras duas composteiras sempre acabam enveredando para a decomposição anaeróbica e isso não é legal - lembra que produz chorume e fede um monte? Ui...

Claro que o plástico dos furos guardei pra levar para a reciclagem... Não tinha como ser diferente... Desde que comecei a separar o lixo, fico com peso na consciência quando não o faço. Lembro do tanto de lixo é levado para os aterros (que nem sei onde são) e o quanto ajudo a degradar o ambiente coloco tudo no mesmo lugar... Responsabilidade mesmo!

Aliás, a postagem do saco de jornal será colocada em prática hoje... Depois de quase cinco dias pra encher o saco plástico da pia com resto de comida cozida, papel engordurado e caixa tetrapack (não sei onde levo isso pra reciclar!) finalmente vou usar o saco de jornal!
Aliás, o armário da área de serviço está parecendo um centro de reciclagem... Impressionante a quantidade de plásticos que consumimos! E sem a bike (que roubaram e ainda não comprei outra) ainda vou demorar um tempo para levar esse material para o lugar de coleta.

Mas, voltando à terceira composteira.... A montagem é no mesmo esquema de sempre quando é a primeira leva. Desta vez fiz um pouco diferente, mas acho que não fez diferença substancial:

Terra - para forrar. 
Resíduos - desta vez misturei os resíduos com terra e o adubo (da primeira composteira!!) antes de colocar na composteira.
Adubo - acrescentei mais um tanto para cobrir os resíduos que ainda ficaram bastante expostos usando novamente o adubo da primeira composteira.
Terra - para cobrir e não juntar moscas.


Talvez a mistura tenha ficado muito seca, então vou checar amanhã ou depois, caso contrário as minhocas vão embora ou morrem. Se necessário, molho com um pouco de água mesmo.

O mais bacana de tudo isso é que parece que o ciclo de decomposição das três composteiras vai fechar!! Ou seja, não vou precisar mais furar nenhum balde! Agora é só continuar usando as composteiras que tenho e mantendo os processos de mistura e tal... Ou seja, pro resto da vida não vou jogar mais resíduos orgânicos crus no lixo!!! Ops... À exceção dos grandes caroços de manga e pêssego! Mas pensando bem, talvez eu jogue lá no parque... Mangueiras e pessegueiras no parque!


Bom, o que acontece é que a primeira de todas as composteiras já está vazia pela metade!!!! Um tempo atrás andei usando os resíduos dela como adubo para iniciar a segunda composteira e mais um pouco numa plantinha pra fazer teste. Hoje usei mais um tanto para montar a terceira composteira (desta vez fui mais generosa) e outro tanto em plantinhas (a mesma da outra vez, que fica na varanda, e outras duas internas). Lindo isso!!!!

Além disso, tem a segunda composteira... Esta não sei o que acontece. Ainda está na fase de que misturar com frequência e hoje quando fui mexer (já tinha uns 5 dias que não mexia) tava com cheiro ruim no fundo, ou seja, na última vez não misturei direito. Tem outra coisa que incomoda bastante também: tem um monte de ovinhos ou sei lá o que de onde saem umas larvinhas, mas não são de mosquinhas-de-banana porque não tem nenhuma. E é um monte de coisinhas mesmo... Coloquei a foto aqui... Quem sabe alguém reconhece e me dá uma ajuda!

Fico super agoniada, ou melhor, enojada mas vou lá e limpo com papel. Na semana passada, tinha também limpei e no mesmo dia estava cheio de novo. Deixei quieto para ver o que iria acontecer mas não mudou nada de lá pra cá.

Na primeira composteira não tinha acontecido isso. Nela tinha outras coisas. Uns fungos com jeito de alga ou sei lá o que, e os ovinhos da mosquinha-de-banana. De qualquer maneira, parece que tem algo bem diferente nessa. Talvez a posição na área de serviço faça diferença: a primeira composteira fica no chão da área, a segunda em cima da bancada e pega um pouco de sol. Ainda assim, misturei tudo novamente e como achei muito molhado, coloquei um pouco de terra. Limpei de novo as coisinhas e vou esperar para ver como fica...

Pra fechar, umas fotos da minha varanda como prometido - tem capim-limão, violetas, alecrim, manjerona, árvore da felicidade, avenca, azaleia, uma que esqueci o nome e está em recuperação, e a trepadeira que sempre esqueço o nome e que está muito triste...Emendei duas fotos pra ver o que tem pendurado. Ficou estranha...rs...

3 comentários:

  1. adorei,vou usar sua ideia aqui no meu trabalho,onde mecho com horta organica para demonstraçao.

    ResponderExcluir
  2. vc conseguiu resolver o problema das coisinhas brancas? Na minha composteira apareceram tb. parecem uns vermezinhos brancos. socorro!!! o que faço?

    ResponderExcluir
  3. Oi Rossana,
    Na última que fiz na escola em que trabalho não apareceu nada a não ser as mosquinhas, e bem pouco. Acho que é porque ficou mais seco do que o normal - tive que molhar já várias vezes.
    Sugestão? Coloque mais folhas e terra. ;)
    Bom trabalho!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!