segunda-feira, 27 de setembro de 2010

É tempo de amora! Chá para hormônios

Já que minha "onda" agora é curtir a amoreira que plantei em meu jardim, fui pesquisar sobre os benefícios da morus alba (nome cientifical-moogle) da frutinha. Fiquei surpresa com a versatilidade da amora quando conversei com uma amiga de Alto Paraíso, que chamou a atenção para a "adequação" dos pássaros de lá à prolongada seca.

Segundo ela, a Natureza dá um jeito de se reinventar para driblar as marcas da destruição e, diante da escassez de alimentos (devido à falta da "chuva do caju"), a aves passaram a comer amoras. Daí, minha querida amiga não teve dúvidas: tratou de imitar o ritmo da Natureza e se empanturrou de amora!

Conhecida como uma planta reguladora hormonal, atua, em função disso, com muito êxito, em processos de menopausa (não gosto de falar "sintomas" porque não acredito que menopausa seja doença): ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores e algumas vezes suores frio, dor de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão, problemas urinários.

Ainda conhecida por ser anti-cancerígena, combate a osteoporose, depurativa do sangue, anti-séptica, vermífuga, digestiva, calmante, diurética, laxativa, refrescante, adstringente e muito, muito útil nos problemas da tireóide.

Além disso, possui poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C, além de alto teor de potássio.

Sem deixar de mencionar que previne infecção urinária, reduz o risco de úlcera e câncer no estômago.

Mãos à obra?

Ferva três folhas em 1 litro de água. Lembrando que, como se trata de folha verde, é necessário fervê-la para extrair o sumo (se fosse folha seca bastava a infusão. Posso tentar aqui isso). Sugiro tomar frio 3 vezes ao dia!

Um comentário:

  1. Que folhinha maravilhosa!!! A dica das folhas secas e das verdes era a minha grande dúvida quanto ao preparo.

    Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!