quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os perigos de uma história única

"Sala de aula" é um espaço que, para mim, representa antes de mais nada troca de experiências. Sim, diversos aspectos da experiência: o objetivo e o subjetivo; o individual e o coletivo; egos, superegos e alter egos; e por aí vai. Uma experiência sensorial e intelectual...

E noutro dia, num momento de compartilhamento de experiências sobre Currículo, a partir de um livro muitíssimo interessante (Globalização e interdisciplinaridade do Jurjo Torres Santomé), uma das colegas apresentou um texto de Chimamanda Adichie, escritora nigeriana, apresentado numa palestra do TEDGlobal 2009.

Nunca tinha ouvido falar dela (ignorância mesmo) e isso me deixou bastante tocada emocionalmente. O texto é perfeito! Num contexto divertido e sensível, a autora expõe a partir de pequenos episódios de vida o quanto somos incapazes de olhar à nossa volta e reconhecer cultura no nosso próprio espaço, e o quanto engolimos acriticamente e sequer verificamos determinadas informações que chegam até nós a respeito de etnias, raças, povos, entre outras "classes". Classes estas recorrentemente referidas como minorias, numa tentativa de diminuição, quando na verdade essas minorias são as minorias existentes em todo mundo, minorias que fazem e completam o mundo. É... essa "maioria" numérica branca, heterossexual, masculina inexiste e insistimos em usar o rótulo minoria, reforçando o contexto de dominação e a existência de uma maioria inexistente.

Enfim, coloquei o texto da palestra no 4shared e o vídeo abaixo. Vale muitíssimo a pena ler/ assitir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!