quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mais notícias da minha composteira

Parece que finalmente entendi como ela funciona! As moscas de banana diminuíram bastante, quase não tem mais!! Sabe o que fiz? Simplesmente deixei tudo bem coberto de terra e adubo, mantendo a proporção resíduo : adubo : terra igual para todos, ou seja, para cada quantidade de resíduo, acrescento partes iguais de adubo e de terra, nessa ordem - mas não sem antes dar uma revirada em tudo o que está lá! Aliás, achei uma foto das larvas das moscas na tampa da composteira. Estava meio nojento porque tinha uma quantidade muito grande de larvas... quem mandou não tomar conta direito! A foto não ficou muito boa, mas acho que dá uma ideia...rs...

Também aprendi a não colocar os resíduos todos os dias por causa da missão "revirar todo o conteúdo", além do que como colocava só um pouquinho e nem sempre ficava tudo coberto... Agora, tenho um pote de plástico de manteiga (daqueles de 500g) que uso para juntar os resíduos antes de por na composteira. Deixo ele tampado na geladeira e quando está cheio espero um tempo até chegar à temperatura ambiente para depois juntar na composteira. Não quero atrapalhar a temperatura do processo de decomposição da composteira. Também já tinha experimentado só deixar dentro da geladeira... era resíduo de verdura mesmo, e via de regra não fede. Mas como recebi visita para o feriado, ficou estranho uma cumbuca de resíduos aberta na geladeira...rs... coisas de Juliana...

Descoberta feliz: existem minhocas na minha composteira!! Provavelmente vindas de algum vaso cuja terra coloquei lá! Lindas elas! Tem umas pequenas e outras maiores. São poucas, mas mesmo assim vão ajudar a decompor aquele monte de vegetais e plantas que estão lá.


Em contrapartida há uma nova preocupação: tenho sentido um cheiro não muito agradável do líquido que está escorrendo, ou seja, o chorume está com cheiro forte e não é para ficar assim. A composteira tem que ficar com cheiro de terra molhada. Se está escorrendo líquido, talvez esteja muito úmido, com falta de folhas e flores secas. Tudo bem que coloquei algumas, mas foi muito pouco em relação à quantidade dos outros materiais. Acho que a proporção deve ser a mesma para tudo... Além disso, preciso criar coragem para revirar tudo o que está lá. Talvez a parte de cima esteja mais seca e na mistura a umidade fique mais equilibrada lá dentro. O negócio é que estou resistindo pra dar aquela misturada que move até o fundo; a composteira (minha ex-lixeira) está ficando cheia e na hora em que eu for dar essa reviradinha, vai fazer uma lambança...

Bom, pra finalizar, hoje é dia de levar material para reciclagem no Pão de Açúcar - já que no meu condomínio as pessoas preferem jogar tudo num "buraco" onde elas não tenham que se preocupar com o que acontece e repassem com muita tranquilidade a responsabilidade! Só estou achando que demorei muito para juntar... Vou precisar ir umas duas vezes, já que vou de bike!

30 comentários:

  1. Preciso te contar sobre uma motocicleta elétrica que meu cunhado tá vendendo. É barata e ecologicamente correta!

    ResponderExcluir
  2. Oi garota, não sei se vc vai ler isso, mas tambem to compostando a pouco tempo e to cheio de duvidas, assim como voce a minha tampa da composteira estava bem "suada" e com muitas larvas dentro da composteira, voce saber informar se isso é "normal"?

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    As larvas são sinal de que vc terá moscas. Não é ruim não. E se está suando e porque está esquentando, ou seja, a temperatura está aumentando em decorrência do processo de decomposição. Então, tudo OK!
    Só não pode ter muitas moscas.
    Espero que dê certo por aí!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliana, espero que possa me ajudar, na verdade eu digitaria umas 20 paginas de duvidas pra você mas vou tentar se o mais sucinto o possível.

    1) É realmente necessário revolver o composto? eu já li em diversos lugares que não precisa (pois as minhocas que fazem isso) e outros que precisa, afinal de contas, revolver o composto é necessário ou não? eu honestamente acho uma nojeira danada revolver o composto.

    2) Composteira sempre cria larvas? minha primeira tentativa estava com cheiro de PODRE e com toneladas de tapurus/larvas, então eu joguei tudo fora e recomecei, lavei a caixa e voltei a compostar tive um CUIDADO IMENSO com moscas, sempre cubri 100% dos alimentos e mesmo assim, tenho larvas, to começando a achar que é impossível não ter larvas. To começando a desconfiar que estou errando na proporçao de organico x material seco, o que está aumentando a umidade e consequentemente as larvas.

    OBS . A 2 dias eu cobri 100% da composteira com terra + borra de café, aumento bastante a temperatura, eu creio que isso matou quase todas as larvas que ficaram embaixo da terra, pois eu li que elas SUFOCAM sem ar, mas mesmo assim amanheceu ainda uma tonelada na tampa (coisa nojenta)

    Depois eu pergunto mais, senao tu nao me responde mais.

    Teria como vc passar um contato melhor? email ou whats? Vou entender caso não possa passar e vou continuar aqui pelo site.

    Espero que essa sua experiencia possa me ajudar pra deixar de ser aprendiz e quem sabe um dia tirar a duvida dos outros tambem

    ResponderExcluir
  5. Oi Maxei!

    Por parte, brincando de Jack! ;-)

    1) Pelo que li, você não tem minhocas. Então tem que revolver sim! Para garantir que a mistura fique aerada e se decomponha com as boas bactérias. Leia-se as que nosso nariz acham agradáveis! Se não misturar, a decomposição é anaeróbica e, como descrevi em algum outro post, sua casa vai ficar fedendo uns dois dias quando vc descobrir...

    Se vc acha que a mistura está muito nojenta, muito úmida, coloque mais folhas secas e terra. Lembre-se de tratar tudo em proporções iguais. Eu faço três porções: orgânico, terra, folhas secas. Sendo que na parte de terra de início coloco um tanto de adubo para iniciar logo a decomposição.

    2) Algumas larvas tudo bem, se sao muitas aí é problema! Provavelmente sua compostura esteja muito úmida. Coloque mais folhas secas para ajudar.

    Vc citou temperatura mais alta. Se tiver possibilidade de minhocas, a temperatura alta as mata. Sem minhocas, tudo bem.

    Se quiser enviar emails, use o jufduarte@hotmail.com. Fique à vontade para fazer perguntas. Essas primeiras tentativas são desesperadoras mesmo... Já fiz cada coisa...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Então Juliana, o "causo" é mais complexo um pouco, vou tentar novamente ser o + sucinto pra não digitar uma bíblia aqui, vamos lá:

    1) Eu possuo SIM minhocas (poucas, mas possuo) e elas ficam na caixa mais antiga, eu fiz uma grande confusão na época, quase não botei material orgânico e por incrível que pareça o composto esta quase pronto, já diminui bastante o volume e as minhocas tão se multiplicando e creio que daqui uns dias estará no ponto de usar.
    2) Então eu feliz da vida, comecei a caixa 2, colocava comida e aparas de grama e folha de mangueira, e após um tempo fui revirar e descobri q tinha uma colônia de tapurus la dentro e estava cheirando muito mal, podridão pura, então eu joguei toda a caixa fora e recomecei a compostagem da caixa 2. Li que isso aconteceu porque sentou mosca na comida, q eu deveria ter “coberto” melhor ou que botei muito material orgânico e pouco seco.
    Ao recomeçar a compostagem da Caixa 2, eu tive o cuidado de cobrir muito bem coberto todo o material e posso assegurar que mosca não entrou la. O meu composto estava em camadas bem compactacadas de comida e material seco e tive a ideia de revirar e descobri que tinha larvas novamente (mas diferente da primeira vez eram menos e não tinha cheiro podre).
    (Ontem a noite 17/11/2015)
    Revolvi o composto e joguei muita terra em cima, deu pra ver que a temperatura do composto subiu muito, ainda tinha muita larva (principalmente na tampa), ao revolver o composto hoje (18/11/2015) vi poucas larvas, mas ai eu fiquei me perguntando “O que teria acontecido se tivesse minhocas nesse momento que eu joguei terra por cima? Elas morreriam?”
    Depois posto novamente sobre as minhas conclusões e meus próximos passos, pro tópico não ficar muito grande. E de antemão já agradeço a sua ajuda, eu já me desanimei e ate pensei em parar com a compostagem, pois tem centenas de lugares falando como fazer, mas poucos falando sobre os problemas comumente encontrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maxei, minhas minhocas morreram há muuuuito tempo! kkkk A quentura e posterior secura deu conta do recado. Em Brasília, tem uns meses que chego a colocar água!

      Revolva sua composteira delicadamente se elas estiver muito compactada. A grande sacada é, com ou sem minhocas, manter aerada e úmida com cheiro de terra molhada. Se fica quente é porque as bactérias estão agindo! :) E isso é lindo!!!

      Vai postando aqui ou enviando email... Vamos nos falando!! Vou recomeçar uma daqui uns dias... ;)

      Excluir
  7. Complementando meu tópico anterior:

    1) Vou passar a usar SERRAGEM pra ver se minha compostagem melhora, passei numa madeireira e tenho serragem pra uns 4 meses no mínimo.

    2) Eu colocava comida amontoada em torre (na vertical), pois li que isso demandava menos material seco, porem eu estou desconfiando que isso não é bom, pois fica muita comida junta compactada, creio que espalhar na “horizontal” mistura melhor o alimento com material seco e deva ser melhor pro composto, pois assim fica menos alimento perto um do outro, vou tentar fazer tipo camadas de alimento, ai jogo serragem por cima e um pouco de terra.
    3) Comprei uma 3ª caixa de compostagem, caso a temperatura de uma caixa fique muito alta, será que as minhocas fogem pra outras caixas mais frias?
    Por enquanto é só e novamente agradeço pela sua ajuda, eu já estava pensando em passar pra frente a composteira pois tava desanimado. Com fé em Deus agora o negocio vai funcionar kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Você é comédia!!! Desista não! É menos complicado do que parece. É só pegar o jeito! Testei várias vezes... Já fiz até na escola onde trabalho com as crianças. ;)

      1) Nunca experimentei serragem! Como moro perto de um parque e tenho várias plantas na varanda/ balcão, consigo fácil as folhas secas (inclusive já usei um monte de folhas de eucalipto - só não lembro o que aconteceu...rs...).

      2) Sempre começo com terra, depois folhas, depois a parte orgânica, cubro com folhas e depois terra novamente para por fim tampar. Nunca experimentei amontoar tudo no centro.

      3) kkkk Não sei se isso vai funcionar! Quando tinha as minhocas, elas simplesmente sumiram! kkkkk Suponho que morreram e se decompuseram com o material! kkkk

      Excluir
    2. Tenho uma mangueira na esquina de casa, mas vou tentar serragem pra ver se melhora.

      Acho que não me expressei direito, mas eu não boto alimento no centro, eu li q era bom botar alimentos amontoados (como se eu estivesse virando um copo cheio de alimentos), pois dessa maneira teria menos alimento orgânico pra cobrir, então eu tinha varias pilhas de alimentos, agora vou fazer bem espalhado na horizontal e fazer camadas de orgânico serragem terra orgânico serragem e terra.

      Eu quero usar o húmus que ta quase pronto (da única caixa que deu certo), mas eu to com medo de jogar as minhocas nessa caixa que ta quente e elas morram, acho que vou guardar umas minhocas fora da composteira, numa garrafa pet so pra garantir.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Já se vão quase dois meses desde que postei aqui, as minhocas tão super bem e meu húmus ta ficando muito bom, também to pré compostando e isso ta facilitando muito o processo. Teve um abençoado que criou um grupo no zap de compostagem que eh muito bom a troca de conhecimento eh formidável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou meio atrasado, kkk, mas qual o grupo de wahts?

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Juliana, desculpa mas vc pode me ajudar?

    No natal feliz da vida dcomprei uma composteira, e a maldita mosquinha fez a festa na composteira entrava e saia pelos buraquinhos... Agora tem várias larvinhas e ovinhos...

    Juro que quero continuar a compostagem, mas é deseperador ver tantas larvas... li q é normal ter algumas larvas p ajudar no processo, mas nao muitas... como eu faço p diminuir a quantidade delas? quando abro a tampa elas estão todas na parede e tampa, acho q a composteira esta bem umida, ja coloquei mais folhas secas p ver se ajuda nisso, as ate agora nada.. COloco borra de cafe, terra, mais folha?

    Abs, Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem?
      Vamos com calma que dá certo! De início é assim mesmo! :-)
      As mosquinhas aparecem em excesso quando está muito úmido. Esqueça a borra de café e coloque mais folhas e terra. Menos umidade e mais terra. A composteira tem que ficar cheirando terra úmida. Vá experimentando colocar até que as moscas sumam. Deve demorar uns dois dias depois que estiver normalizado para que elas sumam.
      Depois conte aqui se funcionou.
      Abraço
      Juliana

      Excluir
    2. Obrigadaa!! Vou testar e volto depois p contar... ;)

      Excluir
  12. Nnossa gente fiquei assustada e com nojo nunca vi tantas larvas na minha compostira achei muito nogento vou colocar bastante terra por cima espero que as larvas desaparecam caso contrario vou jogar fora me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Não se desespere!!!
      Coloque mais folhas secas e então terra seca. Nada úmido! As moscas aparecem quando está muito úmido... ;-)
      Boa sorte!

      Excluir
  13. ola Juliana!! minha composteira esta com algumas larvas, o chorume esta contaminado ou posso usa-lo?

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucidea,
    Larvas significa que você terá moscas. Não vejo problemas com o chorume. São apenas moscas. O problema com o chorume é se você não mistura ;)
    Abraço,

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Qual a quantidade ideal de terra ?

    ResponderExcluir
  16. Oi Natália,
    Sempre colocava partes iguais de terra, resíduo orgânico e folhas secas. Com o tempo, para manter a umidade, sem deixar ficar seco, ora colocava mais folhas ora mais terra. Mas poucas vezes coloquei mais terra.
    Espero que tenha ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! As moscas não querem sumir rsrs . Devo parar de acresentar material orgânico?

      Excluir
    2. Oi Natália,
      kkkk É só colocar mais folhas e terra...
      As moscas aparecem quando há muito material orgânico. ;)

      Excluir
  17. Pessoal tem um grupo de whats para compartilhar resultados sobre o minhocário?

    ResponderExcluir
  18. Ei Juliana, tô alguns anos atrasada dessa conversa, mas preciso muito da ajuda de alguém que entenda.
    Comecei minha composteira e tudo ia bem até que começou a aparecer um pozinho envolta dela toda e sujando até o chão, limpei tudo por volta algumas vezes, mas sempre volta e em maior quantidade. Alguma ideia do que pode ser e como resolver?
    Problema 2: apareceram larvas em toda parede e tampa da composteira. No começo eram poucas, mas então elas aumentaram muito. Como não tenho minhocas, joguei vinagre e passei álcool em volta e nas paredes internas, não funcionou. Parei de alimentar por 3 meses e hoje quando abri estava uma infestação pior ainda dessas larvas, paredes e tampa suadas.
    O pozinho tbm continua e eu não sei mais o que fazer pra saber essa composteira.
    Obs: eu cubro ela com duas telas de mosquito pra tentar evitar as moscas, mas não tem funcionando :(
    O texto ficou maior do que eu esperava, mas espero que possa me ajudar

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!