sexta-feira, 14 de maio de 2010

Notícias sobre a composteira

Mais um pouco de como anda a composteira para animar quem quiser fazer uma dentro de casa... Talvez registre os primeiros quinze dias com mais detalhes para depois dar apenas uns upgrades eventuais. Penso nesses primeiros dias como cruciais...

4º dia (08 de maio) - Não acrescentei sobras na composteira, apenas misturei. Constatei mais um pouco de mofo e ainda um cheirinho de limão. Além disso, a tampa continua suada e não parece estar mais esquentando - estranho. É importante ressaltar que não há cheiro do lado de fora da composteira, o que é bem bacana (a lixeira no hall de entrada é que fede).

5º dia - Hoje juntei as sobras dos dois dias anteriores. Como é dia das mães, nada de almoço em casa. Fiquei realmente receosa com o mofo, que não apareceu hoje. Acho que é um bom sinal. Mas o legal mesmo é que quase não tem mais cheiro de limão.

6º dia - UAU!!! Está cheirando terra!!! Bem legal! Terra úmida! Não vazou nada de água pelos furos embaixo, mas todas as vezes que misturo cai um tanto de terra no chão e isso não dá. Está fazendo sujeira toda vez, então tenho que pensar em algo para colocar por baixo. Aliás, hoje dei aquela misturada que tira literalmente tudo do lugar, até nos cantinhos.

7º dia - Hoje decidi deixar a composteira quieta com os mofinhos, quero ver o que acontece. Além disso, desde o 5º dia não acrescento nada.

8º dia - Surpresa! O mofo se alastrou rapidinho pela composteira toda - fez uma camada. Misturei novamente, superficialmente e continuo sem acrescentar qualquer resíduo (a UnB voltou da greve e meus resíduos de frutas ficaram pelo mundo...rs...).

9º dia - Uma olhadinha rápida e parece tudo ok. Ainda tem as mosquinhas e coloquei mais um pouco de resíduo - só uma casquinha de banana. Hoje não tem mofo e cada dia fica tudo com mais cara de terra. Importante que o cheiro de terra molhada não está mais tão forte... Provavelmente por causa do mofo. Também não estou cheirando muito porque estou meio resfriada - deve ser uma rinite ou sinusite ou outra ite...

10º dia - Acho que o resíduo de ontem não estava totalmente coberto. Tem muitas mosquinhas. Revirei bastante depois de colocar mais um tanto de resíduo. Estou considerando colocar mais terra pois parece que não há suficiente para cobrir. Sem mofo e as mosquinhas continuam aumentando... Ai ai...

Vamos ver o que acontece nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!