sexta-feira, 28 de maio de 2010

HOAX

Mais uma vez recebo hoax por email... E isto é uma lástima... Sim, me entristeço em perceber que as pessoas leem qualquer coisa, acreditam sem questionar e ainda espalham como se fosse verdade. Esse é o mal daqueles que tem acesso a informação via web: a falta de criticidade e reflexão de quem nela navega deturpa informações, mistifica fatos, espalha preconceito e reforça estereótipos.

Poxa, basta checar a informação... ou então, não está a fim, não tem tempo ou sei lá o que, não passar pra frente!

Como dizem, há uma grande diferença entre conhecimento e informação, mais ainda quando quem tem informação e não sabe o que fazer com ela a transforma em conhecimento deturpado! Grande sapiência!

Ah! E o pior de tudo é que mesmo percebendo o erro, é incapaz de se retratar reenviando o email com as informações corretas! Ou será que tem alguém que já recebeu??? Isso demonstra uma grande falta de consideração em relação ao alvo do hoax e a quemo recebe.

Só para deixar clara a minha indignação, o tema do hoax é: Casamento coletivo de 450 homens com menininhas com mais de 4 anos de idade em Gaza e a notícia que o contradiz está no New York Times e no The Palestin Telegraph. Acontece que o Hamas viabilizou pelo menos 10 casamentos em grupo no ano passado, cuja a tradição é vestir as damas como noivas, com 100, 300 ou 400 casais em cada...

Enfim, sem querer dar mais pano pra manga, eu não concordo, ou melhor, sou totalmente contra práticas de mutilação, casamentos arranjados, principalmente se forem com crianças menores de idade! Mas isto não significa que me disponho a veicular notícias cujas fontes são altamente duvidosas quando em contraposição existem fontes pouco duvidosas...

É seres humanos... é isso aí... Cultura e reflexão deveriam ser preciosamente cultivadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!