quinta-feira, 1 de abril de 2010

The Garden (2008)

Noutro dia falei para a Ale que estava cansada de assistir documentários recheados de acusações de manipulação econômico-política nada otimistas, os quais via de regra estavam me deixando bastante chateada e desacreditada.

Hoje mudei um pouco o foco... para os movimentos comunitários: The Garden (2008). Emocionante!!

Ao longo de três dias em abril de 1992, uma série de motins na parte sul de Los Angeles em protesto contra a absolvição de quatro policiais acusados de espancar um motorista negro, resultam em 53 mortos, mais de 4000 feridos e um bilhão de dólares de prejuízos locais. A população, na busca da superação do trauma e diminuição da violência, cria o Jardim Comunitário. É uma oportunidade de cultivar sua própria comida em 14 acres de área, dividida entre aproximadamente 350 famílias. Mas... como no mundo capitalista nada é o que parece, os interesses econômicos e políticos emergem em contraste com os reais interesses e necessidades da comunidade.

Arrisco até me lembrar de Theodor Adorno em Educação e Emancipação e daí puxar mais um agravante para a história do Jardim Comunitário: "Delírios coletivos, como o anti-semitismo, confirmam a patologia daquele indivíduo que revela não encontrar-se psiquicamente à altura do mundo e se refugia num fantasioso reino interior."

Vale muito a pena assistir...
Download via Torrent legendado em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!