sábado, 13 de março de 2010

Sociedade do Automóvel

11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia. É isso que temos quando nos dispomos a fazer parte da sociedade do automóvel.

É um documentário pequeno (39 minutos), "originalmente realizado como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo na PUC-SP em dezembro de 2004", de Branca Nunes e Thiago Benicchio, disponibilizado para download no site www.ta.org.br/sociedadedoautomovel/ ou para ser visto no Google Videos.


Sintético, com algumas pérolas, vale a pena assistir!

"O motorista (paulistano) está numa situação muito miserável. A gente precisa ter compaixão."

"Quando a gente entra num automóvel, a gente tem uma sensação de poder. E todos aqueles que estão na nossa frente são adversários. Estabelece-se uma forma de convivência que em vez de ser de convivência passa a ser de agressão."

"Eu já não compraria (um carro) não. Sabe por que? A gente vai ser assaltado. Entende? Porque aí teria que comprar uma Mercedes com blindado. Aí sim."

"Ao se segregar os habitantes, em locais onde se acessa por automóvel e a rua passa a ser inóspita pelo tráfego e pela poluição, nós estamos abandonando a cidade e deixando que ela seja ocupada exatamente por aqueles que não são cidadãos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!