domingo, 7 de março de 2010

Árabes - você tem medo deles?

O cinema transforma a imagem das pessoas, dos credos, das culturas locais, ainda mais se pensarmos em globalização e monoculturas sociais.

Quem nunca ouviu história de alguém que, enquanto estava no exterior, foi quesitonado se no Brasil havia algo além de Amazônia, futebol e festas carnavalescas ao longo do ano? É o mito hollywoodiano transpirando política e transformando não apenas brasileiros, indianos, judeus, árabes, muçulmanos, seja lá qual for a etnia, religião ou cultura em meros estereótipos.

Nem todo brasileiro é carnavalesco, certo? Também nem todo árabe é muçulmano, nem todo muçulmano é terrorista, nem muito menos louco. Nem todo indiano é budista, nem toda mulher árabe faz dança do ventre, nem todo australiano é aborígene.

Entretanto, a indústria cinematográfica tem feito um esforço indecente e indiscreto em fornecer argumentos para os cérebros menos informados de que a segregação é bem vinda ainda mais quando justificada pela pseudo-contra-violência ou pela sexualidade. Somos bombardeados o tempo inteiro com estereótipos inconvenientes e sequer paramos para questionar.

Quem lembra que na manhã de 11 de setembro rapidinho foram encontrados "árabes" para justificar o ataque. Sem entrar na questão de quem fez ou deixou de fazer e teorias da conspiração de lado - já que não é este o caso - o impressionante é como em menos de 2horas, a mídia já sabia que os autores eram "árabes".

Qualquer bomba que explode é um árabe. Mas todos eles estão armados? Aliás, apenas eles estão armados? Sem envolver diretamente questões políticas e econômicas, quem são as verdadeiras pessoas por trás das culturas, etnias e religiões?

Tomar o todo pela parte, coloca-nos em posiçaõ de total alienação. Num mundo de acesso fácil à informação, estereotipar as pessoas, principalmente por meio de mitos advindos do cinema é simplesmente terrível!

Para quem quiser ver como cinema tem manipulado especificamente o perfil dos árabes, indico Reel Bad Arabs - How Hollywood Vilifies a People (2007). É um documentário de 50 minutos, disponível no Youtube (legenda em espanhol) (Atualizado em 2015jan18 - os links foram removidos e não encontrei atualização para o torrent e a legenda).

O teor do documentário serve no mínimo para considerarmos como estamos alimentamos visualmente nossas cabeças.

Coloquei o trailer aqui para dar um gostinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!